sábado, 22 de março de 2014

O Guerrilheiro do Traço

O Guerrilheiro do Traço

 Jack Cartoon, homenageia  o pai do Menino Maluquinho, Ziraldo Alves Pinto 

*Geraldo Xavier dos Anjos

Ao completar 166 anos de existência no Brasil, a caricatura tornou-se antídoto contra a realidade, seja  para aliviar tensões , informar ou incitar a combater problemas. Coube aos caricaturistas mostrar que em tudo há graça.
A história da caricatura na imprensa brasileira, no entanto, possui duas versões. A primeira, defendida pelo crítico de arte José Roberto Teixeira de Leite, aponta o Jornal do Comércio  do Rio de Janeiro como o primeiro jornal a publicar uma caricatura, em 14 de dezembro de 1837, de autoria de Manuel de Araújo Porto Alegre, que teria caricaturado seu adversário político Justiniano José da Rocha.
Retrato de Araújo Porto-Alegre pintado por Ferdinand Krumbolz em 1848. Foto: reprodução
Precursores e primeiros passos (1837 – 1895)

Primeira charge no Brasil de autoria de Manuel de Araújo Porto-Alegre (1837)
As histórias em quadrinhos no Brasil começaram a ser publicadas no século XIX. Em 1837, circulou o primeiro desenho em formato de charge, de autoria de Manuel de Araújo Porto-Alegre, que foi produzida através do processo de litografia e vendida em papel avulso. O autor criaria mais tarde, em 1844, uma revista de humor político.

Primeira charge no Brasil de autoria de Manuel de Araújo Porto-Alegre (1837)
No final da década de 1860, Angelo Agostini continuou a tradição de introduzir nas publicações jornalísticas e populares brasileiras, desenhos com temas de sátira política e social. Entre suas personagens populares, desenhadas como protagonistas de histórias em quadrinhos propriamente ditas, estavam o "Nhô Quim" (1869) e "Zé Caipora" (1883). Agostini publicou nas revistas Vida Fluminense, O Malho e Don Quixote.

Mas de acordo com o historiador Leonardo Dantas da Silva, seis anos antes da publicação de Porto Alegre , há registros de dois jornais pernambucanos que teriam publicado caricatura em seus exemplares, como o Carcundão Alfarrábio de 25 de abril de 1831 e o Carapuceiro de 07 de julho de 1832.

A charge tem – por questões óbvias  - como um de seus principais alvos os políticos, que em geral não ficam muito felizes ao se verem como personagem , mas jamais processam seus atores por danos morais. Simplesmente porque a charge, ao invés de denegrir suas imagens é um veículo de divulgação e uma forma de mantê-los em evidência.

Em Manaus, as primeiras caricaturas aparecem a partir de 1913 no Jornal do Comércio, que contrata os trabalhos de Jorge Gambôa. Anos mais tarde, surgem os traços de Ademildes Pedrosa ( o Appe )no O Jornal e mais tarde na revista O Cruzeiro, Miranda ( jornal A Crítica ), Mário Adolfo ( jornal Amazonas Em Tempo, Candiru, Curumim ), Fernando Brun , Romahs, Mônica Aires ( esta no jornal O Maskate ), Gilmal (O Maskate ), Elvis ( jornal Diário do Amazona ), Euros e Myrria e o nosso amigo Jack ( Amazonas Em Tempo e o Pasquim 21 ), todos com seus traços firmes a satirizar de forma jocosa o comportamento dos políticos tanto em nível estadual como federal. 
O Jack como carinhosamente é chamado por seus amigos e leitores é manauara, nascido no dia 16 de fevereiro de 1969, tem um dos traços mais respeitados no Estado porque, diariamente, há anos, ele vem satirizando as situações mais relevantes deste Estado, do país e do mundo nas páginas do Em Tempo, e semanalmente nas páginas do Pasquim 21 do cartunista Ziraldo.
Jackson Taveira Chaves, como quase todos os chargistas , é um atodidata; começou a desenhar por influência de seu pai que era desenhista de móveis, mais tarde começou a frequentar a Biblioteca Pública do Estado à procura de conhecimento dentro da sua área de atuação. Tem como ídolos nessa área o saudoso chargista Miranda, Ziraldo e o cartunista Henfil.
Jack Cartoon faz de sua carreira algo além da simples divulgação de seus trabalhos
Ministrou sua primeira oficina de caricatura em 1987, no Centro Comunitário do Japiim. Obteve o primeiro lugar no 1 Salão Amazonense de Humor e Quadrinhos de 1999.
Ao longo desses anos, Jack tem participação de várias exposições de cartunistas em nível estadual  e nacional. Ministrou vários cursos sobre cartum e charge , revelando novos artistas como Gilmal, Elvis Carlos, Adriana Ramalho ( A Crítica ) e outros que trabalham em agências de publicidade.
Seus trabalhos estão em mãos de políticos renomados como o presidente Lula, Leonel Brizola, Arthur Neto, Jefferson Péres, Pauderney Avelino , Ozias Monteiro  e também de artistas como Jô Soares e Ziraldo, entre outros.



Jack Cartoon, homenageia o grande líder politico Leonel Brizola 


Jack Cartoon, homenageia o ex- Ministro da Cultura Gilberto Gil

Jack Cartoon, homenageia o presidente  Luiz Inácio Lula da Silva



É por esse motivo que os convido a participar e divertir-se com caricaturas de Jack – “ O Guerrilheiro do Traço “ , em exposição desde está sexta-feira ( 8 ), na Usina Chaminé.           
 * Colaborador do Jornal Amazonas Em Tempo- Manaus, sábado,8 de novembro de 2003


Nenhum comentário:

Postar um comentário