sábado, 15 de junho de 2013

Superman Crônicas: Vol. 2 – Se não leu, leia!

Superman2

Superman Crônicas: Vol. 2 – Se não leu, leia!

IMG_0082Nos últimos dias tem se falado muito sobre as novidades envolvendo aquele que é o maior super-herói de todos os tempos, Superman. Isso porque a data de estreia do novo filme do personagem se aproxima e as expectativas só aumentam.
A melhor maneira de entender como o mito do Homem de Aço se iniciou é conferindo a coleção Superman – Crônicas, lançada pela Panini, que já conta com três volumes.
O objeto desta dica/resenha é o segundo volume da coleção publicado em agosto de 2008 e cedido para o PN pela Comix. (Para saber mais sobre o primeiro volume, recomendo o excelente texto postado lá no Universo HQ).
Superman – Crônicas Vol. 2 possui 196 páginas e segue a exata ordem cronológica em que foram publicadas  pela primeira vez nos Estados Unidos, reunindo as histórias do Homem de Aço de Action Comics 14 a 20 eSuperman 2 e 3, ou seja, o mito sendo apresentado da maneira imaginada por seus criadores, Jerry Siegel e Joe Shuster.
É legal ler tendo em mente que elas foram publicadas no final da década de 1930, onde ninguém estava familiarizado com super-heróis e a indústria norte-americana de quadrinhos ainda engatinhava.
O Superman encontrado nessas páginas é muito diferente do que ficou estabelecido alguns anos depois. Aqui ele é um herói que não faz prisioneiros e tem seu próprio senso de justiça. Agindo da maneira como bem entende e utilizando somente sua superforça e invulnerabilidade para deter aqueles que ele considera criminoso, muita vezes ultrapassa até limites da lei. É normal vê-lo dando uns sopapos nos meliantes, destruindo o patrimônio público ou se utilizando de mentiras e formas suspeitas para conseguir informação.
IMG_0083
No decorrer das divertidas páginas vemos o herói passando pelas mais diversas (e muitas vezes, bizarras) situações, seja enfrentando o vilão Ultra-humanóide, combatendo uma gangue de facínoras no fundo do mar enquanto busca um tesouro perdido, revelando a verdadeira face de um diretor de orfanato, enfrentando um pelotão de fuzilamento ou lutando boxe… A tônica dessas histórias é a inventividade e a noção de que para aquele super-homem, o céu não era nem sequer o começo do limite.
Para completar, a edição ainda traz as capas originais e sabiamente mantêm os anúncios de época mostrados nos últimos quadros de cada história.
Os pilares do mito continuam em Superman – Crônicas Vol. 3, que acabou de ser lançado e daqui alguns dias, será comentado aqui no PN (compre na Comix clicando no link).
Para o alto e avante!
IMG_0085IMG_0086

Compre o exemplar na Comix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário