terça-feira, 1 de setembro de 2015

O QUE É CARICATURA?


O QUE É CARICATURA?





A caricatura é um desenho cômico. É o desenho que surpreende nas pessoas ou nas coisas aquela particularidade, aquele aspecto típico e humorístico que as diferencia das outras pessoas e coisas. 
Caricaturista é o que sabe captar nos indivíduos essas singularidades e tracejá –las no papel, realçando – as.
A caricatura é universalmente apreciada por todos, pelo que ela encerra de verdadeiro, de inteligente e de cômico.


Por isso, um bom caricaturista se torna, imediatamente, popular.
Quando o desenhista faz uma caricatura, procura sempre exagerar, seja determinado caráter fisionômico, um nariz, uma boca, os cabelos, seja um traço característico da figura, a gordura, magreza, as pernas longas, etc. Os tipos chamados caricatos são sempre eivados de exagerado, afetado.


Nasceu, assim, a palavra caricatura, dessa particularidade. Com efeito, no berço dessa palavra, a Itália, cárica quer dizer carga, exagero, Caricáre é verbo que expressa exagerar, carregar, agravar. Assim se compreende porque caricato significa exagerado, afetado.


Em sua origem, portanto, teve a caricatura como objetivo acentuar o grotesco, exercer a crítica, talvez o ataque pelo ridículo. Hoje, porém, por extensão, o nome de caricatura ao desenho de bonecos ou calungas e até a desenhos para fins publicitários, alguns mesmo apresentando seu que artístico e por vezes graça e beleza.
O caricaturista deve conhecer bem a arte do desenho, anatomia, perspectiva, sombra e demais noções indispensáveis ao manejo do lápis e do pincel. As noções de proporção, principalmente, são rigorosamente indispensáveis, a fim de que possa, caricaturáre, isto é, carregar, exagerar, modificá-las com êxito.


No Brasil tivemos sempre ótimos caricaturistas, desde Angelo Agostini, Crispim do Amaral, J. Carlos, Raul Perdeneiras, Belmonte, até Alvarus, Nássara, Mário Mendez, Lan, e tantos outros, até os atuais, que são numerosos também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário