quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Cosplay? O que é isso?


Cosplay? O que é isso?


              Para quem não sabe, sou estudante na graduação de Museologia pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), no primeiro período (Segundo semestre de 2015) eu produzi um texto para a disciplina de Introdução à Filosofia. Eu tenho o hábito de levar coisas da minha vida para o espaço acadêmico, dando visibilidade a temas que não são explorados com facilidade.
Eu tenho diversos hobbies e um deles é fazer cosplay! Nunca ouviu falar nisso? Então prepara que tem um pouco de história pra te contar!




              A história do cosplay, ao contrário do que muitos pensam, não nasceu no Japão e muito menos era chamado por esse termo. Originalmente conhecido como “masquerade“, está ligada à história das convenções de ficção científica nos Estados Unidos da América. O primeiro cosplay conhecido foi criado por Forrest J. Ackerman em 1939 durante a 1ª World Science Fiction Convention(Worldcon), em New York(USA), na companhia de Myrtle R. Douglas. Ele apareceu no evento com um traje que ele denominou como “futurecostume”, e Myrtle com uma versão do vestido do filme “Things to Come”(1936).  A repercussão foi tanta que no ano seguinte diversas pessoas apareceram à convenção em trajes de ficção científica, mudando a forma que as convenções do gênero para sempre.


              Os primeiros cosplays de mangás (Revista em quadrinhos japonesas) e animes (Desenhos japoneses) são datados a partir dos anos 70 nos EUA. A nova febre chegou no Japão apenas na década de 80, por influência de Nobuyuki Takahashi, que ficou impressionado com pessoas vestidas como personagens das histórias ao visitar o Wordcon. Com a popularização dos animes nos anos 90, a febre começou a ganhar força internacional em todo o mundo. Com isto, o cosplay japonês tornou-se extremamente popular, tornando-se referencia no meio. Os anos foram se passando, e cada vez mais, a prática de se vestir como seu personagem preferido foi crescendo. Com isto, as convenções ou feiras de jogos e desenhos começaram a se tornar o lar para cosplayers, o local onde você pode ser quem você quiser, onde o faz de conta acontece.

              Por mais que existam relatos de pessoas fantasiadas em convenções de “Jornada nas Estrelas” (Star Trek) em na década de 80, e em encontros de jogadores de “RPG” (Role-playing game) em 1994, acredita-se o hobby só chegou em território nacional com a primeira convenção de animes no país, a MangáCon, em 13 de outubro de 1996, na cidade de São Paulo. Realizado pela ABRADEMI – Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações, o primeiro evento do gênero em toda a América do Sul, é considerado o início inicial do cosplay no Brasil, sendo o o primeiro a ter um desfile cosplay, momento do evento em que diversos cosplayers competem para descobrir quem se caracterizou mais fielmente. 
Wolverine do Amazonas

Ao longo dos anos e da difusão da informação a prática do cosplay virou febre em todos o território. Infelizmente, a MangáCon foi realizada até os anos 2.000.


              O cosplay começou com o pensamento de “faça você mesmo” (DIY – Do it yourself), em que a pessoa deveria ser a responsável por toda a confecção, desde a roupa até os acessórios. Com a dificuldade, falta de tempo ou espaço para reproduzir algumas peças, os cosplayers começaram a encomendar peças ou até mesmo cenários das apresentação para artesãos ou costureiras, ou até mesmo em lojas especializadas no ramo, conhecidas como Cosplay Stores, com isto temos o termo cosmaker introduzido na segmentação do cosplay.
Wolverine do Amazonas


 Cosmaker é o termo utilizado para pessoas que trabalham com a confecção de peças ou de todo o conjunto, mas ao contrário das Cosplay Stores, são pessoas (Muitas vezes cosplayers) que com a prática e maestria, foram contratadas para confeccionar os materiais para os demais.





              Engana-se quem pensa que cosplay é coisa de criança, existe um verdadeiro mercado por trás de tudo isto. Pessoas especializadas em importações de materiais e principalmente perucas(Também chamadas de “wig“), pessoas que estilizam as perucas, fotógrafos preparados, editores de foto e vídeo e até mesmo técnicos para recriar itens que necessitam de alguma mecânica, como asas que se movem sozinhas ou armas com feches de luz. E com a grande procura e o sonho pela perfeição, até mesmo impressas começaram a investir no meio, produzindo produtos em larga escala como lentes de contato.
Wolverine do Amazonas

Nos anos 2.000, com a difusão da internet em todo o globo, sites especializados como “Arquivo Cosplay Brasil” e “Cosplay Party Br” começaram a ser criados, hoje ambos são apenas um, o “Cosplay Brasil“. Um site onde se pode encontrar diversas informações sobre os eventos, que cada vez mais, se tornaram frequentes pelo país, principalmente nas grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.
Wolverine do Amazonas

Nessas duas grandes cidades temos os famosos eventos “Anime Friends“(SP) e “Anime Family“(RJ), considerados um dos principais em cada estado. Com a expansão de eventos, informação transmitida pela internet e o espírito competitivo, foi criado o Yamato “Cosplay Club“(YCC), o maior concurso de cosplay do Brasil, em que diversos competidores(Selecionados em eventos menores nas cidades de todo o país), disputam para descobrir quem é o campeão nacional, e, ter a entrada para o concurso mundial de cosplay!





              O “World Cosplay Summit“(WCS), campeonato mundial de cosplay, que acontece no Japão. De sua criação(2003) até o ano 2013, o evento era organizado pela TV Aicha, mas, desde 2014 o WCS tornou-se independente e passou a realizar eventos relacionados ao universo otaku (Voltados aos animes, mangás e jogos japoneses). Apenas acrescentando e direcionando o evento em si, uma vez que o formato do campeonato permanece o mesmo.              Inicialmente o evento contava com apenas 4 países participantes, Alemanha, França, Itália e Japão. Com o passar dos anos mais países começaram a participar, e hoje, com mais de 15 países na lista de participantes. O Brasil foi inserido no evento mundial apenas em 2006, mesmo ano em que levou sua primeira vitória para casa. Atualmente, o Brasil é o detentor de mais títulos, sendo tricampeão mundial(2006, 2008 e 2011).

Bem, é isso! É aproximadamente metade do texto que escrevi, a outra metade eu levanto algumas problemáticas que depois conto pra vocês. Bele? HAHAHA

Publicado por Noka

23 anos, Carioca, cosplayer guia de turismo e estudante de Museologia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário