domingo, 11 de setembro de 2011

GIBITECA HENFIL: A MARVEL NA EDITORA BLOCH

A Marvel na Bloch: cores e formatinho


Há 35 anos, em fevereiro de 1975, chegavam às bancas as primeiras revistas da Marvel editadas pela BlochHomem-Aranha e Capitão América, e também foi inaugurada a era dos formatinhos nos gibis de super-heróis.
Em 1974, querendo aumentar a sua participação no mercado editorial, Adolfo Bloch adquiriu os direitos de publicação da Marvel com a proposta de que todos os personagens teriam revistas próprias. Com isso as últimas edições da Marvel na Ebal foram O Homem-Aranha nº 70 e O Homem-Aranha em Cores nº 8, ambas de janeiro de 1975. No mês seguinte, o cabeça de teia já estava de casa nova, junto com a nova revista do Capitão América. As duastraziam um miniposter como brinde e um cupom para se afiliar ao Clube do Bloquinho. O porta-voz deste clube era o Capitão Aza, que divulgava os gibis da Bloch no seu programa na Rede Tupi. Nos meses seguintes, Mestre de Kung FuThorHulkHomem de Ferro,DemolidorNamor e Tocha Humana, também ganharam seus próprios títulos.
Apesar de ter lançado alguns títulos e personagens inéditos no Brasil comoDefensoresMotoqueiro FantasmaPunhos de Aço (mais tarde rebatizado pela Abril como Punho de Ferro),  Vingadores e várias revistas de terror como Clássicos de PavorFrankensteinLobisomem e Tumba de Drácula, a passagem da Marvel na Bloch foi marcada por traduções mal feitas, rediagramações grosseiras das páginas e um colorido no mínimo psicodélico.  Como esquecer do Darth Vader com capacete amarelo e roupa cor-de-rosa ou um Doutor Estanho com capa verde e uniforme amarelo? É por isso que muitos a consideram como uma das piores editoras brasileiras dos personagens da Marvel.
Capitão Aza
Outro fator marcante da Bloch foi a adoção do formatinho para o gênero de super-heróis. Até então os formatinhos eram mais comuns nas revistas infantis, principalmente da editora Abril como as edições da Disney e da Turma da Mônica.
Após quatro anos, em janeiro de 1979, com Homem-Aranha nº 33, foi encerrado o contrato da Bloch com a Marvel. São duas as versões do por que ele não foi renovado. Uma é que a Bloch não estava satisfeita com as vendas das revistas, e a outra é que a Marvel não ficou satisfeita com a qualidade das edições que estavam muito aquém do que a Bloch tinha prometido.
A Bloch continuou a publicar quadrinhos até 1996, e em agosto de 2000 teve sua falência decretada. Mesmo com todos os problemas nas cores, nas traduções e na rediagramação das páginas (coisas que somente hoje, depois de adulto, muitos podem criticar), a verdade é que as revistas da Bloch têm um valor afetivo para muitos colecionadores. E, vamos ser justos, na época foi bastante divertido. Por isso, que tal matar saudades de algumas dessas edições? Veja no link as revistas da Marvel publicadas pela Bloch e abaixo uma galeria com algumas capas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário