segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Jack Kirby The King





Jack Kirby


Nascimento: 28 de agosto de 1917
Morte: 6 de fevereiro de 1994

O mais influente e prolífico desenhista das HQs americanas e um dos principais criadores também. Nascido Jacob Kurtzberg, na cidade de Nova York, começou sua carreira nos Estúdios Fleischer, em 1935, onde fazia as sequências para o desenho "Popeye". Ele então juntou-se ao Lincoln Newspaper Syndicate em 1936, trabalhando ali até que falissem em 1938.


Kirby conheceu Joe Simon enquanto este fazia trabalho freelance para diversas editoras. Os dois jovens se uniram e começaram a produzir e vender HQs. A dupla criou o herói patriótico "Capitão América" para a Timely Comics (mais tarde, Marvel) em 1940 (mas que chegou às bancas só em 1941).




As perspectivas dinâmicas de Kirby, o uso de página dupla, e um exagerado senso de ação fez do título um sucesso imediato. Depois de 10 edições, a dupla se mudou para a DC Comics, onde produziu "Sandman" na revista "Adventure Comics"; "Boy Commandos", "Legião Jovem" e "Caçador".

E uma curiosidade: você sabia que Kirby desenhou o Spirit? Isso aconteceu quando Eisner estava no Exército e foi substituído por outros artistas, entre eles o famoso desenhista do "Capitão América". Pelo menos um episódio de Kirby saiu no Brasil: "A princesa oriental", publicado no "Globo Juvenil" de 19/10/44).

Com, o fim da da Guerra, os super-heróis perderam popularidade e Kirby e seu parceiro passaram a produzir histórias de outros gêneros. Criaram a primeira revista de romance, "Young Romance", por exemplo. E produziriam muitas histórias de crime, horror, humor e faroeste.

A parceria terminaria em 1954 com a indústria de quadrinhos estagnada. Kirby voltou para a DC, para cuidar da série secundária do "Arqueiro Verde". Mas sua genialidade transformou as histórias do personagem nas melhores até aquele momento. De quebra, criou o clássico "sci-fi" "Desafiadores do Desconhecido".





Após se desentender com alguns editores, Kirby voltou para a Marvel, desenhando uma série de histórias monstros. Entretanto, a grande virada em sua carreira ocorreu em 1961, quando ele e o escritor e editor Stan Lee, criaram "Quarteto Fantástico".

Kirby foi co-criador de grande parte dos personagens da casa nos anos seguintes: Thor, Hulk, os X-Men, Surfista Prateado, Os Vingadores, Doutor Destino, Galactus, Os Inumanos e Pantera Negra - o primeiro super-herói negro dos quadrinhos.

Em 1970, numa atitude que chacoalhou a indústria, largou seu sucesso e fama na Marvel e voltou para a DC, para produzir quadrinhos autorais (sem a parceria de Lee). Foram: "Os Novos Deuses", "Senhor Milagre", "O Povo da Eternidade" e HQs de "Jimmy Olsen". Juntos, estes títulos compunham o famoso "Quarto Mundo de Kirby". Mas as vendas foram pífias e as revistas acabaram canceladas.

A seguir, Kirby criou novas séries, como OMAC, Kamandi, O Demônio (Etrigan), Kobra e uma nova encarnação de Sandman, ao lado de seu ex-parceiro Joe Simon pela última vez. Nos anos posteriores, todos estes personagens seriam de fundamental importância na mitologia da DC Comics, principalmente o vilão cósmico "Darkseid".



Em 1975 procurou Lee, que o acolheu - outra vez - na Marvel, onde produziu títulos como Homem-Máquina, Devil Dinosaur e Os Eternos. Kirby também quadrinizou 2001, Uma Odisséia no Espaço; e escreveu as HQs do Capitão América.

Em 1978, mais uma vez a dupla Lee & Kirby inovou com a realização da primeira graphic novel da história: Silver Surfer (inédita no Brasil).

Então, o "Rei" (apelido que Lee deu para ele) enveredou pela animação, mas continuou contribuindo com editoras menores, como a Pacific Comics - onde criou Captain Victory. Nos anos 90, já doente, foi homenageado com séries novas desenhadas por outros autores da image e Topps.

Bibliografia:
- "Quando surgem os super-heróis" - livro de Roberto Guedes (Opera Graphica, 2004);
- "Todos os mundos de Kirby" - artigo de Roberto Guedes



Um comentário:

  1. O grande problema que houve era que o Stanley era sobrinho do dono da editora Timily, o Kirby já desenhava e roteirizava HQ a muito tempo antes do início da guerra o Capitão foi criado nessa época com Joe Simon e ele lia muita ficção cientifica e literatura exotérica portanto parece que alguém estava fazendo o papel de papagaio de pirata, mas ele era muito tímido, temos gravações de Kirby somente com idade avançada, e percebe-se que é um cara tímido, por outro lado alguém era muito falante e extrovertido e envolvente com certeza isso ficou muito claro quando seu tio vendeu a Marvel e ele deixou Jack de lado como se fosse um serviçal de pouco valor e não o CARA, ele crio DArkseid, e tantos outros personagem fantásticos quando saiu humilhado por Stanley e foi contratado pela DC, mas tinha que retornar e criou um novo universo dentro de outro como foram os Mutantes, os Inumanos, Silver Surfer, Magneto, e tantos mais, criou os Eternos, os Celestiais, essa historia precisa ser corrigida ele tem que estar devidamente reconhecido em toda sua grandeza.

    ResponderExcluir