quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Lançamento traz coleção completa das maldades do Fradim, do Henfil

Lançamento traz coleção completa das maldades do Fradim, do Henfil

Catálogo reúne 31 revistas com tiras do Baixim e do Cumprido para lembrar os 25 anos de morte do cartunista
por Xandra Stefanel, especial para RBA 
DIVULGAÇÃO
Fradim
Lançada pela ONG paulista Henfil – Educação e Sustentabilidade, em parceria com o Instituto Henfil, do Rio de Janeiro, a Coleção Fradimchega com a lembrança dos 25 anos de morte do cartunista, jornalista e escritor Henrique de Souza Filho, completados em janeiro de 2013.
A coleção original circulou entre 1971 e 1980. Mesmo em pleno período de ditadura, Henfil teve a coragem de dar voz aos seus fradins, os célebres e provocativos Cumprido e Baixim, além da Turma da Caatinga, Graúna, Bode Orelana e Capitão Zeferino, personagens que contestavam, com humor e ironia, a situação social e política do país.
Sob o selo “25 Anos Sem Henfil – Morro, mas meu desenho fica”, a coletânea conta com o número zero, um exemplar adicional que faz um apanhado geral do conjunto da obra. Até agora, 15 revistas já foram lançadas e outras três devem sair até o final de 2013.
Graúna
REPRODUÇÃOhenfil.jpg
Henfil: personagens para homenagear os dominicanos, que lhe garantiram não existir fogo no inferno. Ufa!
A previsão é que a coleção completa, com 31 números, chegue ao mercado no primeiro semestre de 2014. As edições podem ser compradas individualmente ou em pacotes pelo siteda ONG Henfil - Educação e Sustentabilidade.
Segundo o organizador da coleção, educador e presidente da ONG, Mateus Prado, o lançamento das revistas têm o objetivo de homenagear o cartunista, além de recuperar e preservar sua obra. A entidade, com sede em São Paulo, promove cursos voltados para vestibular e Enem para pessoas de baixa renda.
Para o Ivan Cosenza de Souza, filho do cartunista, o relançamento da Coleção Fradim apresenta a obra de Henfil às novas gerações e possibilita o reencontro de antigos admiradores com os personagens inesquecíveis dos quadrinhos e do humor brasileiro.
DIVULGAÇÃOivan.jpg
Ivan, filho de Henfil, busca apoio para conseguir distribuir coleção em bibliotecas e escolas públicas
“Como filho, eu tenho muito orgulho do interesse e do carinho que as pessoas têm pelo trabalho dele. Eu vejo a receptividade que a obra ainda tem, mesmo entre o pessoal novo, que não conhece seu trabalho. Acho que os jovens se interessam porque ele tem uma linguagem muito forte de contestação e muito atual”, afirma Ivan, criador e administrador do Instituto Henfil, entidade que, além de preservar a obra do cartunista, faz campanhas sociais e de conscientização.
Um dos dos projetos do instituto é levar a Coleção Fradim para as escolas. "Algumas pessoas com quem eu tenho contato, historiadores principalmente, me falam muito que este é um trabalho que conta a história do Brasil. Estou terminando os orçamentos para ver se talvez o governo compre ou a se gente consegue, com patrocínio, fazer uma tiragem para distribuição em escolas públicas, universidades, bibliotecas etc. Mas por enquanto a coleção é para matar a saudade dos fãs e fazer com que os filhos e netos desses fãs conheçam um pouco mais as historinhas do Fradim e da Graúna," diz o filho de Henfil.

Para conhecer ou relembrar

Os personagens Baixim e Cumprido foram lançados na década de 1960, na revista mineiraAlterosa. Inspirado em dois frades dominicanos, Henfil criou os personagens com características bem diferentes: Cumprido é ingênuo e extremamente bondoso e Baixim é muito sarcástico. Eles falam sobre problemas sociais, religiosos e políticos. Da Turma da Caatinga, o Bode Orelana era um animal culto que se informava comendo livros e jornais, Capitão Zeferino, um típico cabra macho do Nordeste e Graúna, uma ave esperta que ridicularizava o desenvolvimento do "Sul Maravilha".
Por meio dos traços rápidos de seus cartoons, charges e quadrinhos, Henfil influenciou a vida política do país denunciando as injustiças sociais e o descaso político. Ele participou ativamente do Movimento pela Anistia e da Campanha pelas Diretas Já.
Hemofílico, o cartunista contraiu o vírus da Aids em uma transfusão de sangue e morreu pouco antes de completar 44 anos, em 1988.
fradins.jpg
ServiçoQuanto: R$ 15 cada volume
Onde comprar: http://lojavirtual.cursinhohenfil.org.br/colecao-fradim.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário