quinta-feira, 13 de março de 2014

Grande ideia lança pequenos artistas

Grande ideia lança pequenos artistas

Cerca de 50 crianças e adolescentes ganharão bolsas de estudo para as oficinas de arte Jack’s Cartoon

A Escola Oficina de Artes Jack’s Cartoons está localizada na Rua 24 de maio, nº 590- Centro - Manaus - Amazonas  
*Priscila Pasquarelli
Toda criança é artista por natureza e vocação. A diferença entre elas é a oportunidade que tem para aperfeiçoar cada talento. O cartunista Jack Chaves sabe bem disso e através de sua Escola Oficina de Artes Jack´s Cartoon está possibilitando a crianças da rede pública de ensino o mesmo acesso aos cursos de desenho e pintura que outras crianças tem.
Em parceria com a Fundação Villa – Lobos, o novo projeto pretende atender cinqüenta crianças que queiram participar de oficinas de desenho de humor durante dois meses. A primeira turma terá início ainda na primeira quinzena de novembro e a segunda, ao final deste mês.
Entre tintas e pincéis, crianças descobrem a magia da arte e criam suas próprias fantasias
Jack Chaves explica que a criança ao chegar na escola de arte, aprende e pratica cada técnica básica em papel cartão para aprimorar seu desempenho e sua imaginação. É o caso de Marcos Lucas  Costa, 6 que é o mascote da turma e já arrisca com os pincéis.
Uma figura esperta encontrada pelos corredores da escola, Rennan de Lima Silva , 12, está tendo aulas com Jack há cinco meses e já mostra resultado em suas telas.
“Sempre gostei muito de  desenhar e minha mãe decidiu me colocar aqui para que eu pudesse desenvolver melhor as minhas habilidades “, explica. Aluno do La Salle, o pintor gosta de pintar animais como o urso polar e as onças.
Uma das veteranas da equipe Jack’s Cartoon é Luiza Regina Ferreira ,8, que tem aulas semanalmente , desde que a escola abriu , há dois anos. A pequena afirma gostar de pintar desde muito pequena e conta, com orgulho, que sua obra favorita foi um pedido do pai: Um pássaro.

Aluna de desenho há seis meses, Ully Brasil, 11, é um dos destaques da escola. Aluna da 3ª série do Colégio Dom Bosco, ela adora pintar objetos variados e palhaços, este último, sendo tema da obra que mais gostou de pintar.
Há também os que prefiram desenhar mangás, como Joarez de Amorim, 11, que chegou ao Espaço Cultural a convite de seu pai. Fã assumido dos desenhos japoneses, ele aproveita o tempo de aula para desenhá-los e criar novos personagens.
Arte-Educador há 18 anos, Jack expressa orgulho por seus alunos ao mostrar as paredes da escola repleta de caricaturas, mangás, telas e cartoons. Idealizador das primeiras aulas de desenho de humor, na Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas, o cartunista já lecionou em centros de ensino da rede pública e privada, como La Salle, Dom Bosco e Ciec e já promoveu mais de cem oficinas, desde 1985.
Crianças e adolescentes já estão pintando sobre telas e desenvolvendo habilidades mais específicas

Para ele, a grande diferença entre uma escola convencional e a sua escola de arte é a paixão  que seus alunos demonstram a cada nova lição. Destaca, ainda que a escola atende a públicos diversificados que vão da criança que ainda não aprendeu a ler, ao profissional atarefado, que utiliza a pintura como terapia e à jovem senhora que não quer ficar em casa. “O importante é aproveitar a oportunidade para aprender e crescer”, adverte.
Além das aulas práticas, seus alunos tem acesso ao Espaço Cultural Ziraldo Alves Pinto, onde é disponibilizada uma biblioteca com um acervo voltado para toda História de Arte, desde as primeiras manifestações artísticas aos tempos atuais  e a primeira e maior gibiteca de nossa cidade aberta ao público.

E agora, com a novidade trazida pelo cartunista, outras crianças, que antes não poderiam participar de suas oficinas, estão sendo convidados a integrar o time de jovens artistas.  

A Escola Oficina de Artes Jack’s Cartoons está localizada na rua 24 de maio, nº 590- Centro ( 92 ) 3234-1434 / 9281 - 4004
Email: jackdesenho@gmail.com 
*Reporte  do Jornal Correio Amazonense ( Manaus, domingo, 6 de novembro  de 2005 )


       

Nenhum comentário:

Postar um comentário