quinta-feira, 27 de março de 2014

Histórias de todas as copas é recontada em cartoons

Histórias de todas as copas é  recontada em cartoons

*Lilian Portela
Um panorama bem humorado da história da Copa do Mundo, desde 1930 até a de 2002, mostrada em forma de charges pode ser conferido na exposição “Copa Cartoon de Humor “. A exibição  começou ontem na Galeria do Espaço Cultural Ziraldo Alves Pinto, localizado na rua 24 de maio, esquina com a Dona Libânia, 571, Centro, e se estende até o dia 15 de julho. A entrada é gratuita.
“É um retrospectiva da participação da seleção brasileira. Iremos mostrar os trabalhos dos cartunistas nacionais, internacionais e locais da Copa de 1930 até a de 2002”, diz o cartunista Jack Chaves.
Em 20 anos de profissão, Jack assegura que os políticos sempre se aproveitam do momento da Copa para ficarem em evidência. “ Os políticos querem tirar partido, aparecer nessa época, principalmente quando coincide com o período de eleições “, afirma. Por isso, as charges em época de Copa abordam dois assuntos ao mesmo tempo: os jogadores, craques, técnicos e o político. “ Abordamos a seleção brasileira e na oportunidade a situação política e sócio-econômica do Brasil”, diz Jack.
Segundo o chargista, essa boa jogada dos políticos não vêem de hoje. “Juscelino Kubitscheck foi o primeiro presidente a receber a delegação campeã. Ele repetiu os gesto de Belline, erguendo a taça do Brasil”, conta, lembrando que ele não foi o único a participar e até dá opinião aos técnicos sobre o desempenho e a convocação dos jogadores.
Na Copa de 1970, por exemplo, o Presidente General Médici obrigou o técnico da seleção, na época o jornalista João Saldanha, a convocar o jogador Dário Maravilha para ser o titular da seleção. “João respondeu : Presidente cuide do seu ministério que eu escalo minha seleção;disse. Depois disso, o técnico foi demitido”, conta Jack.
Os cartunistas mais destacados da ocasião que já abordavam a dobradinha do futebol e política era Ziraldo, Henfil, Borjalo,App, Jaguar, Sérgio Cabral, K Lixto, Bel Monte, J Carlos, etc.
Resumindo , a história da Copa será contada de uma maneira humorística, crítica e irônica nas mais de 200 charges de cartunistas nacionais e locais.
*Reporte do Jornal Diário do Amazonas( Manaus, quinta-feira, 15 de junho  de 2006 )


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário