quinta-feira, 13 de março de 2014

A Oficina de Artes Jack Cartoon

A Oficina de Artes Jack Cartoon
Crianças de todas as idades investem no talento e mostram que para ser artista é preciso criatividade e muita perseverança

Tintas e pincéis passaram a fazer parte da vida dos pequenos artistas
* Priscila Pasquarelli
Com muita paciência os rabiscos vão ganhando forma e se transformando em obras de arte. Com um lápis na mão e folhas de papel, os alunos de desenhos da escola Oficina de Artes Jack’s Cartoon, em Manaus , transformam simples rabiscos em caricaturas, Mangás, HQs e muito mais. João Gabriel Santos Silva, 8 anos, é novato na escola , e conta que sempre gostou de desenhar mas faltava técnica. “ Queria aprender de qualquer jeito, aprimorar os meus desenhos, aí  resolvi fazer as aulas para melhorar”. Afirma João Gabriel.
De rabiscos a desenhos coloridos, crianças investem na criatividade
Sem limite para imaginação é o lema de Jack, desenhista, professor e produtor cultural. “Toda criança antes de aprender a ler e a escrever ela já sabe desenhar”, afirma.
Segundo Diego Bentes, 12 anos, desenhar é uma paixão sem idade. Estudando há meses na oficina de artes, diz que não sabia desenhar , sempre tentava mas nada saía. No primeiro dia de aula, o professor pediu para Diego rabiscar o que viesse na cabeça. Nervoso e 

Os cartoons são campeões de na preferência dos alunos
constrangido não conseguiu criar um só rabisco. Depois o professor mostrou uma figura e pediu para ele tentar desenvolver algo parecido, aí Diego começou a criar os primeiros traços. “Nas primeiras semanas de aula eu treinava muito em casa, e fui evoluindo”, explica. Depois  de muita força de vontade , Diego pensa até em fazer uma especialização . “A pessoa que desenha evolui a mentalidade , ficamos mais informados com os acontecimentos do país”, diz.
Jack que trabalha há 20 anos como profissional de desenhos e é ilustrador profissional , já revelou  vários talentos . Para ele o que difere  um artista do outro é somente uma questão de oportunidades. “Depende apenas das oportunidades . O que vai diferenciar um trabalho do outro é a criatividade”, ressalta.
Escola de Artes Jack’s Cartoon 

Inscrição: R$ 200,00
Mensalidade: R$ 100,00
Endereço: Rua 24 de Maio, Próximo Avenida Getúlio Vargas, Nº 590 - Centro - 
Manaus - AM
Tel: (92) 3234-1434 / 9281-4004
E-mail: jackdesenho@gmail.com


O dedicado aluno Paulo Henrique Caminha Pedrosa, 14, também já gostava de desenhar. Incentivado pelo pai, Paulo Henrique decidiu que queria ser desenhista. “Tudo que eu pegava, queria repetir. Sempre pedia pra fazer aulas de desenhos”, diz. Para o adolescente, o que é fã de carteirinha das histórias em quadrinhos, os famosos Hq diz que nas aulas de artes aprende muito mais do que desenhar, ajuda a aprimorar as técnicas , desenvolver o estilo próprio e a conhecer desenhistas famosos. “ Antes  não conhecia nenhum desenhista famoso,agora conheço quase todos, como o Ziraldo”, revela.
Os desenhos são pequenas obras de arte

A escola que funciona há uma 2  anos e sete meses , tem aproximadamente 200 alunos, ensina desde desenho básico até os mais difíceis traços e para inspirar todos os alunos, eles contam com uma coleção completa de gibis, revistas de animação, ilustrações e uma infinidade  de livros de artes.

Na Oficina de Artes, todos os alunos tem que passar por todas as etapas de aprendizagem , Eduardo Chamma,14, está estudando há seis meses, agora está aprendendo a fazer caricaturas. “Eu já  consigo fazer todos os tipos de desenhos e cada vez mais quero aprender novas técnicas”,conta.
 
Pintura sobre tela é uma das tarefas preferidas
Luiza Demasi, 7 , foi a primeira aluna a se matricular na escola, já passou por quase todas as técnicas , e agora está começando a desenhar com tinta em tela, outra importante etapa do curso. Luiza começou cedo a dar os primeiros  rabiscos nas paredes do quarto. Para não levar bronca da família sua mãe resolveu incentivar o gosto da pintura. “ Quando cheguei aqui não sabia muita coisa,já melhorei muito, agora eu adoro”, fala toda animada.


Assim como Luiza, o que começou como uma brincadeira pode virar trabalho responsável. Sem abandonar a criatividade, tudo pode se transformar em tema para uma nova obra de arte.


*Reporte  do Jornal Correio Amazonense ( Manaus, domingo, 26 de junho de 2005 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário