quinta-feira, 27 de março de 2014

Mundial no traço dos chargistas

Mundial no traço dos chargistas
Espaço Cultural realiza exposição em homenagem ao maior espetáculo de futebol

*Michel Guerreiro
Craques do traço homenageiam craques da bola na Copa Cartoon de Humor, que teve início no dia 12 e prossegue até o dia 20 de julho, de 19 às 21h, na Escola Oficina de Artes Jack´s Cartoon, localizado na rua 24 de maio, número 571 Centro. A exposição mostra charges e caricaturas feitas por grandes profissionais locais, como Carlos Augusto Myrria, Romahs Mascarenha, Euros Barbosa, Elvis Carlos, Reginaldo Moreira, Mário Adolfo e Jackson Chaves em um panorama de fatos, astros e curiosidades de todos os mundiais.
O administrador do espaço, Jack Cartoon, 37, chargista do jornal Amazonas Em Tempo e profissional do rumo há 20 anos, explica a idéia de retratar as Copas em pleno mundial de 2006. “ Queremos mostrar o universo abrangente de um evento como a Copa do Mundo, como a reprodução dos jornais dos anos 30, do século passado quando o Brasil disputou o primeiro mundial no Uruguai, onde perdeu.  Personagens políticos como Hitler, Getúlio Vargas e Mussolini passeiam pelas metáforas políticas da exposição”, destaca.
Um dos convidados para expor, o chargista Carlos Augusto Myrria, 46, que trabalha há 25 anos na área e há dez no jornal A Crítica , diz que este trabalho projeta o trabalho dos cartunistas do Estado. “É muito oportuna esta exposição pois traz uma visibilidade interessante para o nosso trabalho, onde podemos mostrar charges de copas bem antigas e as de hoje também. A charge é uma matéria jornalística e tem o compromisso de debater os assuntos que estão na ordem do dia na sociedade brasileira”, opina Myrria.

Outro expositor, o mais novo do setor, é Reginaldo Moreira, 26, que trabalha há três anos no mercado local e há um ano no Correio Amazonense. Ele explica sua participação no evento. “Minha ideia como convidado é mostrar, por meio da caricatura e do humor, os principais destaques da Seleção, como Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho, entre outros. As pessoas que visitarem a exposição irão encontrar muita diversão com as situações políticas e problemas sociais abordados nas caricaturas”, diz. Regi dá suas impressões sobre o Brasil na Copa. “Após o primeiro jogo contra a Croácia, ficamos com o pé atrás com o desempenho dos brasileiros. Mesmo assim, temos possibilidades de ganhar na Copa”, frisa.
*Reporte do Jornal Correio Amazonense- Manaus, sexta - feira,16 de junho de 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário