Manoel de Araújo Porto-Alegre: o primeiro caricaturista do Brasil
Animador cultural atuou em várias atividades artísticas
Nem todos sabem que, aqui no Brasil, o pioneiro na arte da caricatura foi um gaúcho nascido em Rio Pardo, em 1806. Manoel de Araújo Porto-Alegre é considerado o primeiro caricaturista brasileiro. Em 1831, ele partiu para a Europa e fixou-se em Paris. Lá, conviveu com diversos artistas e testemunhou a eclosão da imprensa ilustrada.
Retrato de Araújo Porto-Alegre pintado por Ferdinand Krumbolz em 1848. Foto: reprodução

De volta ao Brasil, em 1837, ele se estabeleceu no Rio de Janeiro. De acordo com Luciano Magno, no livro História da Caricatura Brasileira (do qual foram reproduzidas as ilustrações deste post), Manoel “desdobra-se em mil e uma atividades, todas de ordem cultural, tentando dar um novo rumo à crítica, à arte, ao teatro e ao ensino”.
Por tudo isso, o caricaturista é considerado o responsável pela introdução em nosso país dessa “nova invenção artística”.
Foto: Reprodução/História Caricatura Brasileira

O livro História da Caricatura Brasileira traz também reproduções de inúmeros periódicos e ilustrações publicados no Brasil. Abaixo, por exemplo, parte da capa de O Fígaro, editado em Porto Alegre por Cândido Aragonez de Faria, em 1878.

*Este texto foi publicado originalmente em 07/02/2013 no blog do Almanaque Gaúcho, tradicional coluna de Zero hora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário